Curso de Formação para Professores

A qualidade do ambiente marinho é imprescindível para a vida nas cidades litorâneas. A consciência ambiental marinho-costeira é dependente do nosso conhecimento sobre o mar, a zona costeira e os processos que ocorrem nesta faixa tão importante para a sobrevivência da espécie humana. A experimentação, a vivência, o novo olhar com a abordagem lúdica e didática é possível no laboratório livre disponível na nossa região litorânea para concretizar esta educação e buscar a transformação sustentável deste espaço. O projeto Um Mundo à Beira Mar oferece um curso livre que aborda assuntos como: a origem e formação dos oceanos; o estudo do oceano e da região costeira com base em oceanografia; os ambientes e ecossistemas marinhos; a Ilha de Santa Catarina e o litoral catarinense; degradação ambiental na zona costeira. Fornece uma base de apoio para professores com dicas de atividades práticas para diversos temas, aplicadas ao dia a dia e às disciplinas do ensino fundamental e médio.

“A preservação de um ambiente só faz sentido se o homem estiver incluso nele.”

OBJETIVO

• Proporcionar ao participante uma introdução ao ambiente marinho-costeiro e oceânico, à ecologia dos ecossistemas costeiros e à educação marinho-costeira por meio do uso de tecnologias de ensino a distância.
  • Proporcionar a vivência nos distintos ecossistemas costeiros da Ilha de Santa Catarina;
  • Apresentar materiais didáticos e propostas de atividades a serem desenvolvidas em práticas com os alunos;

INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser feitas pelo site www.oceanografia.ufsc.br no link do curso Um Mundo à Beira Mar, a data para o curso de 2018 está a ser confirmada;

Serão ofertadas 120 vagas a serem preenchidas por ordem de inscrição.

O curso terá uma carga horária total de 30 horas, sendo:

1. 10 horas em atividade na plataforma Moodle de Ensino à Distância – EAD. O curso EAD estará disponível no site www.mundoabeiramar.ufsc.br e será acompanhado pela equipe executora e ficará permanentemente acessível aos participantes do curso.
  2. 9 horas em aulas presenciais, as quais ocorrerão aos sábados das 09h00min às 12h00min.
  3. 11 horas para desenvolver um projeto prático com seus alunos na escola de acordo com a proposta do curso e elaborar um relatório, que ficará disponível nesta página do projeto.

IMPORTANTE: Receberá certificado, emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina, quem cumprir no mínimo 75% do Curso EAD, participar de 70% das aulas presenciais e desenvolver o projeto prático com o respectivo relatório de conclusão.

Contato: alessandra.larissa@ufsc.br